sexta-feira, 11 de março de 2011


Útero Retrovertido (RVF) - Parte 2

8





O útero da mulher encontra-se habitualmente voltado para a região anterior do corpo, sobre a bexiga. Mas uma porcentagem de mulheres que pode variar entre 15% a 25% tem o útero voltado para a região posterior do corpo, retroversoflexão sem que essa posição seja normal. A grande maioria dessas mulheres nãoapresentam sintomas e a descoberta é ocasional no exame ginecológico.
Útero retrovertido móvel – Pode acarretar em algumas dores durante o ato sexual, sem contar nas dores que aparecem antes e depois da menstruação. Fora isso, não causa problemas.
Útero retrovertido fixo – Esse sim é um tanto problemático, pois pode ocasionar em dores na região pélvica de forma crônica, ou seja, uma dor que não pára, é constante, tanto durante quanto depois do sexo, podendo ter sua dor entendida por horas depois da relação, dor ao urinar, e pode trazer problemas para a gravidez.

O útero retrovertido, é conhecido como útero virado. Não requer tratamentos ou cirurgias. Mas em alguns casos a retroversoflexão poderá se manifestar de forma patológica decorrente de fatores tais como, congestão pélvica vascular por compressão dos vasos sanguíneos do útero, maior suscetibilidade a focos de endometriose , aprisionamento ou encarceramento do útero na pequena pelve no primeiro trimestre de gravidez.

Sintomas mais comuns :
- dor crônica pélvica ou lombo-sacra ( “dor nas cadeiras” )
- dispareunia profunda – dor que surge no ato sexual referida a pelve, mas que freqüentemente permanece por horas após a relação
- dismenorréia – cólicas de menstruação intensas
- proctalgia – dor durante a evacuação
- disúria – dor ao urinar

Sabe-se atualmente que a correlação do útero retrovertido com a dificuldade de engravidar é devido a maior suscetibilidade de endometriose nestas mulheres. O útero retrovertido dificultaria o escoamento da menstruação pelo orifício do colo e aumentaria o risco de refluir pelas trompas uterinas levando a implantação de focos do endométrio na cavidade abdominal (menstruação retrograda).
Ao contrario do que muitas mulheres pensam, ter útero retrovertido não impossibilita a gravidez, a mulher deverá tentar posições sexuais que facilitem a chegada dos espermatozóides ao óvulo (deitada de costas, ou deitada de lado). Em muitos casos de gravidez com útero retrovertido móvel, o útero encontra a posição correta durante o desenvolver da gestação.
Mas é fato de que o Útero Retrovertido não é adquirida com o tempo, ou seja, a mulher já nasce nessas condições, e ela terá o útero virado por toda a sua vida.

8 comentários:

Viviane Alves disse...

Ótima matéria!
Bom final de semana, bjs

Máh disse...

É amiga! a pessoa que vos escreve tem o fixo! Para quem tem uma listinha básica de empecilhos esse é apenas mais um!!!
Mas segundo meu médico isso não é para se preocupar!
Bj e tenha um ótimo domingo!

Suzala Moura disse...

oi Lucy! Bom domingo lindona! Boa matéria!!!!!!!!

Letícia disse...

Otimo post, muito bacana mesmo!

Beijão e ótimo domingo!

Sonhos De Deus disse...

A nossa alegria supera nossa tristeza, nosso consolo supera nossa dor, nossa fé supera nossa dúvida, nossa esperança supera nosso desespero, nosso entusiasmo supera nosso desânimo, nosso sucesso supera nosso fracasso, nossa coragem supera nosso medo, nossa força supera nossa fraqueza, nossa perseverança supera nossa inconstância, nossa paz supera nossa guerra, nossa luz supera nossa escuridão, nossa voz supera nosso silêncio, nossa paciência supera nossa impaciência, nosso descanso supera nosso cansaço, nosso conhecimento supera nossa ignorância, nossa sabedoria supera nossa tolice, nossa vitória supera nossa derrota, nossa ação supera nosso tédio, nosso ganho supera nossa perda, nossa resistência supera nossa fragilidade, nosso sorriso supera nosso choro, nossa gratidão supera nossa ingradidão, nossa riqueza supera nossa pobreza, nosso sonho supera nossa realidade... Nosso amor a Deus, ao próximo, à vida, nos faz superar tudo! (Pr. Edilson Ram)Uma semana de vitórias Deus é com tigo creia! TENHO UM BLOG GOSTARIA DE TI CONVIDAR SEGUIR O ENDEREÇO É:http://SNSDEUS.BLOGSPOTFICA COM NOSSO PAPAI já estou te seguindo te encontrei através de uma amiga,post teu comentario vai ser uma benção prs seguidores e visitantes uma semana com muita sorte de benção!!!

Nossa Casa Nosso Lar disse...

Post muito interessante, Parabéns.
Obrigada por passar no meu novo cantinho.

Beijos

Viviane Alves disse...

Oie, tem selinhos pra vc no meu blog, passa lá.
Bjs e uma ótima semana

VALDILEIA BARROS disse...

OBRIGADA PELA FORMAÇAO

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...