sexta-feira, 11 de março de 2011


Útero Retrovertido (RVF) - Parte 2

7





O útero da mulher encontra-se habitualmente voltado para a região anterior do corpo, sobre a bexiga. Mas uma porcentagem de mulheres que pode variar entre 15% a 25% tem o útero voltado para a região posterior do corpo, retroversoflexão sem que essa posição seja normal. A grande maioria dessas mulheres nãoapresentam sintomas e a descoberta é ocasional no exame ginecológico.
Útero retrovertido móvel – Pode acarretar em algumas dores durante o ato sexual, sem contar nas dores que aparecem antes e depois da menstruação. Fora isso, não causa problemas.
Útero retrovertido fixo – Esse sim é um tanto problemático, pois pode ocasionar em dores na região pélvica de forma crônica, ou seja, uma dor que não pára, é constante, tanto durante quanto depois do sexo, podendo ter sua dor entendida por horas depois da relação, dor ao urinar, e pode trazer problemas para a gravidez.

O útero retrovertido, é conhecido como útero virado. Não requer tratamentos ou cirurgias. Mas em alguns casos a retroversoflexão poderá se manifestar de forma patológica decorrente de fatores tais como, congestão pélvica vascular por compressão dos vasos sanguíneos do útero, maior suscetibilidade a focos de endometriose , aprisionamento ou encarceramento do útero na pequena pelve no primeiro trimestre de gravidez.

Sintomas mais comuns :
- dor crônica pélvica ou lombo-sacra ( “dor nas cadeiras” )
- dispareunia profunda – dor que surge no ato sexual referida a pelve, mas que freqüentemente permanece por horas após a relação
- dismenorréia – cólicas de menstruação intensas
- proctalgia – dor durante a evacuação
- disúria – dor ao urinar

Sabe-se atualmente que a correlação do útero retrovertido com a dificuldade de engravidar é devido a maior suscetibilidade de endometriose nestas mulheres. O útero retrovertido dificultaria o escoamento da menstruação pelo orifício do colo e aumentaria o risco de refluir pelas trompas uterinas levando a implantação de focos do endométrio na cavidade abdominal (menstruação retrograda).
Ao contrario do que muitas mulheres pensam, ter útero retrovertido não impossibilita a gravidez, a mulher deverá tentar posições sexuais que facilitem a chegada dos espermatozóides ao óvulo (deitada de costas, ou deitada de lado). Em muitos casos de gravidez com útero retrovertido móvel, o útero encontra a posição correta durante o desenvolver da gestação.
Mas é fato de que o Útero Retrovertido não é adquirida com o tempo, ou seja, a mulher já nasce nessas condições, e ela terá o útero virado por toda a sua vida.

7 comentários:

Unknown disse...

Ótima matéria!
Bom final de semana, bjs

Marcela Lima disse...

É amiga! a pessoa que vos escreve tem o fixo! Para quem tem uma listinha básica de empecilhos esse é apenas mais um!!!
Mas segundo meu médico isso não é para se preocupar!
Bj e tenha um ótimo domingo!

Anônimo disse...

oi Lucy! Bom domingo lindona! Boa matéria!!!!!!!!

Lety disse...

Otimo post, muito bacana mesmo!

Beijão e ótimo domingo!

Nossa Casa Nosso Lar disse...

Post muito interessante, Parabéns.
Obrigada por passar no meu novo cantinho.

Beijos

Unknown disse...

Oie, tem selinhos pra vc no meu blog, passa lá.
Bjs e uma ótima semana

VALDILEIA BARROS disse...

OBRIGADA PELA FORMAÇAO

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...