segunda-feira, 3 de outubro de 2011


Florais de bach

1
Edward Bach era médico homeopata e patologista e possuía um talento especial: uma grande sensibilidade para a natureza. Interessado em aliviar o sofrimento humano, um dia descobriu que a diluição de essências florais era um sistema terapêutico capaz de equilibrar estados emocionais negativos, causa de doenças físicas e mentais. Segundo Bach, a ação dessas essências não se dá por meio de um processo químico ou farmacológico, mas vibracional. Essa qualidade promoveria uma ressonância celular estimulante da saúde. O National Center for Complementary and Alternative Medicine, do Instituto de Saúde dos EUA, classifica essa terapia como frontier medicine, isto é, ainda pouco explorada. Apesar disso, considerado o número de pessoas que dela se beneficiam, tem financiado estudos científicos para observação de seus efeitos. As 38 essências florais descobertas por Bach tratam as pessoas e não as doenças, e cada floral corresponderá às características individuais, bem como a forma como cada um reage às situações da vida.


Por que o Rescue funciona?
O floral Rescue Remedy, fórmula mais conhecida de Bach, combina o uso concomitante das essências Star of Bethlehem (atua na cicatrização de choques e traumas físicos ou emocionais), Rock Rose (estimula a coragem para enfrentarmos momentos difíceis e melhora os sangramentos), Impatiens (promove a paciência e a calma para relaxar, até chegar o socorro), Clematis (para estar alerta e presente para ajudar na recuperação) e Cherry Plum(ter lucidez nos momentos difíceis). Esta foi a única combinação idealizada originariamente por Bach. A indicação clássica pressupõe estados de sofrimentos agudos ou emergenciais (acidentes) e sofrimentos antecipatórios (entrevistas, consultas ao dentista ou ginecologista, momentos cirúrgicos etc.), comuns à maioria das pessoas.
Rescue também pode ser usado nos casos de sofrimentos crônicos, quando o doente necessita tomar vários remédios para tratar males físicos ou psiquiátricos. A função é suprimir os eventuais efeitos colaterais de medicamentos, além de ajudar no enfrentamento desse quadro clínico, dando força e energia. Aqueles que se submetem à quimioterapia ou radioterapia, por exemplo, podem fazer uso do floral logo após as sessões. Ele também possui propriedades cicatrizantes e é utilizado em cortes, lacerações, queimaduras, fraturas e no alívio da dor.

5 razões para tomar os florais
1. Embora não seja único, é o principal instrumento utilizado para o equilíbrio das emoções e dos comportamentos mentais. Pode ser usado de maneira complementar, integrando-se perfeitamente em todo tipo de tratamento (nutricional, homeopático etc.). 
2. Não possuem contraindicações nem efeitos colaterais, pois não são remédios. Até mesmo mulheres grávidas podem usá-los. Indicados sem limite de idade e por tempo indeterminado. 
3. Estimulam sentimentos como o amor, a fé, a esperança, a alegria, coragem e paz, além de outras qualidades necessárias para que cada pessoa possa enfrentar a vida e as doenças de forma mais equilibrada. 
4. Despertam o potencial de autocura que toda pessoa possui. Também melhoram a fluência de energia física, mental e emocional. 
5. São indicados para aqueles que não podem se tratar sozinhos, porque dependem dos cuidados de outras pessoas, como portadores de alguma necessidade especial ou doenças degenerativas como o Alzheimer. Por fim, possuem custo acessível.


Essências mais usadas
Rescue Remedy é o floral mais usado em todo o mundo. Mas outras essências podem ser indicadas de acordo com o tipo de personalidade, bem como as emoções vivenciadas em determinado momento da vida. Para isso, elas são divididas em sete grupos, destacando-se entre eles os seguintes florais.

A origem das doenças é proveniente de sete defeitos do homem:

1. Orgulho 
2. Crueldade 
3. Ódio 
4. Egoísmo 
5. Ignorância 
6. Instabilidade Mental 
7. Cobiça, Gula

São sete os caminhos do equilíbrio emocional:

1. Paz 
2. Esperança 
3. Alegria 
4. Fé 
5. Certeza 
6. Sabedoria 
7. Amor

Seu conceito de saúde era: harmonia, integração, individualidade e integridade. O importante é a alma e a personalidade estarem em perfeita sintonia através do equilíbrio emocional. As essências Florais de Bach tratam a pessoa e não a doença: a causa e não o efeito.






1 comentários:

Anônimo disse...

Adorei!!!!!!!! sempre uso os florais e pra mim, funciona!! beijos!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...